“Enem dos Concursos”: Governo Federal altera regras para envio de títulos; veja prazos e como fazer
Convocação dos participantes será feita na próxima terça-feira (8)
03/10/2024 13h01
O Governo Federal alterou as regras do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para a prova de títulos.
Essa é uma das etapas do "Enem dos concursos", em que a comprovação de experiências profissionais e titulação acadêmica, como pós-graduação, mestrado e doutorado, ajuda a compor a nota final dos candidatos.
A convocação dos participantes para o envio de títulos será feita na próxima terça-feira (8), junto com a divulgação das notas da prova aplicada no dia 18 de agosto em todo o Brasil. Os convocados, por sua vez, deverão enviar documentos que comprovem os títulos entre quarta (9) e quinta (10), por meio do site da Fundação Cesgranrio.
Entre outras mudanças, a retificação publicada na terça-feira (1º) estabelece que as imagens desses documentos deverão ser anexadas com frente e verso, além de conter data e assinatura.
Quem é convocado para a prova de títulos?
A convocação depende da nota que o candidato tirou na prova de múltipla escolha. De acordo com o edital, o critério é o mesmo que foi utilizado para selecionar quais participantes terão a parte escrita do exame corrigida. Funciona assim:
Quem acertou menos de 30% da prova de múltipla escolha, no caso do exame de nível médio, e menos de 40%, no de nível superior, está automaticamente eliminado do concurso.
Com isso, a instituição responsável pelo processo seletivo montou rankings com aqueles que não foram eliminados: um para cada cargo, com base na nota da prova de múltipla escolha.
A partir disso, há a convocação para a prova de títulos de um determinado número de participantes. Conforme o edital, ele será igual a nove vezes o total de vagas imediatas de cada cargo, para ampla concorrência, candidatos negros, pessoas com deficiência e indígenas, respeitando o limite mínimo de 10 por cargo e os empates na última posição.
Leia também: Lula convoca ministros para discutir regulamentação das apostas online
Confira o passo a passo para o envio dos documentos:
1. O primeiro passo é verificar quais títulos valem pontos em cada um dos cargos para os quais o candidato está concorrendo.
Essa informação está nos "quadros de atribuição de pontos para a avaliação de títulos", disponíveis no Anexo VI dos editais dos blocos 1 a 7, de ensino superior, e no Anexo V do edital do bloco 8, de nível médio.
2. O segundo passo é enviar as imagens dos documentos que comprovam os títulos do participante, via upload, para cada cargo, no site do concurso.
Os documentos que são aceitos pela banca para a comprovação de cada título (mestrado, doutorado, especialização, residência em saúde, experiência profissional e produção acadêmica/técnica/cultural) estão descritos no item 7.1.3 dos editais.
Veja as regras para o envio:
As imagens enviadas deverão ser dos documentos originais ou de cópias autenticadas em cartório;
Somente serão aceitas imagens nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB;
Os candidatos devem manter consigo os documentos originais, já que a apresentação deles pode ser exigida a qualquer momento pelo Ministério da Gestão;
Os diplomas ou documentos que comprovem a escolaridade exigida como requisito básico do cargo não serão considerados na avaliação de títulos;
Não serão aceitas imagens enviadas de qualquer outra forma nem documentos ilegíveis.
O resultado preliminar será divulgado em 4 de novembro. Caso o candidato discorde da pontuação que recebeu, poderá pedir uma revisão da nota até 5 de novembro. Ao recorrer, no entanto, não será permitido enviar novos documentos comprobatórios. O resultado dos pedidos de revisão será divulgado no dia 19 de novembro. Já a lista final dos aprovados nas vagas do CNU está prevista para sair no dia 21.
REDES SOCIAIS