Notícias

Morre Roberto Saturnino Braga, 1º prefeito eleito democraticamente no Rio de Janeiro

Aos 93 anos, o político carioca estava internado sob cuidados paliativos


03/10/2024 17h00

Roberto Saturnino Braga, primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro após a redemocratização, morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 93 anos

O político estava hospitalizado na capital fluminense desde o mês passado e foi transferido na última quarta-feira (2) para o centro de tratamento intensivo (CTI), com um quadro de pneumonia. Segundo a família, ele estava sob cuidados paliativos. A causa da morte apontada foi doença pulmonar obstrutiva crônica.

Ainda sem horário definido, o velório será nesta sexta-feira (4) no Palácio da Cidade, no bairro de Botafogo (RJ). 

Saturnino foi deputado federal, entre 1963 e 1968, e o parlamentar mais vezes eleito para o Senado pelo estado do Rio de Janeiro, com três mandatos. Sua primeira eleição foi em 1974, quando assumiu a candidatura do MDB após afastamento do candidato original, o deputado Affonso Celso

Reeleito senador em 1982, foi o primeiro líder da bancada do PDT no Senado (1982-1985), mas logo passaria a ocupar a Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1985.

Leia também: Eleições 2024: Roda Viva recebe Renato Meirelles e debate resultados do 1º turno nesta segunda (7)

O feito marcou a primeira disputa eleitoral no Rio após a ditadura, conquistando mais do que o dobro de votos do segundo colocado, o deputado federal Rubem Medina. 

Depois do mandato como prefeito, Saturnino voltou a tentar uma cadeira no Senado em 1994, mas não foi eleito. Tornou-se vereador no Rio de Janeiro, em 1996, e voltou ao Senado em 1998, derrotando o economista e ex-senador Roberto Campos (1917-2001).

Durante o terceiro mandato, foi líder do PSB (2000) e presidente da Comissão de Relações Exteriores (2005-2007). Tendo em vista que ele não tentou se reeleger, os cargos marcaram o fim de sua vida pública.

Nascido em 13 de setembro de 1931 no Rio de Janeiro, tinha a engenharia como formação e ainda trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual BNDES. 

Leia também: Personalidades prestam homenagens a Cid Moreira: “Sua voz e talento marcaram gerações”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio atinge apartamento no Copan, prédio histórico no centro de SP

Correios: provas do concurso público devem acontecer em 15 de dezembro

PF veta ao menos dois nomes da lista de brasileiros repatriados do Líbano

Deslocamento no transporte público em São Paulo dura quase três horas por dia

Joyce Ribeiro, da TV Cultura, será nomeada embaixadora da Cidade Velha no Brasil