O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) vindo do Líbano chegou na base aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (8).
Ao todo, a aeronave KC-30 pousou em solo brasileiro com 227 passageiros, dentre eles brasileiros e parentes repatriados em uma operação promovida pelo Governo Federal para retirar cidadãos da área de conflito.
O primeiro grupo desembarcou no último domingo (6), sendo recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Operação Raízes do Cedro espera trazer ao menos 500 pessoas por semana.
A comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 20 mil habitantes. Até o momento, 3 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil, a maioria de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 3,5 milhões no sorteio desta terça-feira (8)
Um terceiro voo está previsto para ocorrer ainda nesta semana. A prioridade continua sendo para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.
O governo reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos, que procurem deixar o território por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines. O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição, em caso de necessidade: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).
Localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, o país tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah. No entanto, os ataques também têm atingido civis, inclusive, dois brasileiros já morreram desde a intensificação dos combates no dia 20 de setembro.
Leia também: Forças Armadas de Israel afirmam ter matado chefe do QG do Hezbollah em Beirute
REDES SOCIAIS