Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tatiana Bertoni
Foto: Tatiana Bertoni

Próximo ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, o Opinião desta sexta-feira (11) discute como os educadores estão lidando com as ferramentas de Inteligência Artificial. Será que eles enxergam a IA como uma aliada para potencializar o trabalho pedagógico ou como uma ameaça à profissão?

Apresentado pela jornalista Rita Lisauskas, o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 20h.

De acordo com a pesquisa "Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil", realizada pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), 74,8% dos professores apoiam o uso da tecnologia e da IA como ferramentas de ensino, enquanto 11,8% se mostram contrários. Os demais, 13,5%, ainda estão indecisos.

Leia também: Conheça cinco livros infantis para combater o capacitismo

Para debater o assunto, participam as educadoras Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, e Beatriz Cortese, diretora-executiva da ONG Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). 

De forma remota, a edição ainda conta com a professora de Biologia Andressa Alonso, que explica de que forma a IA pode auxiliar na elaboração de atividades e avaliações para os alunos de inclusão.

Assista à última edição do programa, que trouxe como tema a conscientização sobre o câncer de mama:

Leia também: Pelo 2º ano, USP é eleita a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe