Governo de SP lança campanha Outubro Rosa com Dia D de combate ao câncer de mama no estado
Ações envolvem carretas da mamografia que ofertam exames gratuitos para mulheres de 50 a 69 anos
09/10/2024 16h29
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou nesta quarta-feira (9) do lançamento oficial da campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no Hospital da Mulher, e tem como objetivo a prevenção e combate ao câncer de mama.
A iniciativa reúne uma série de ações e serviços estaduais nas cidades paulistas voltados a sensibilizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde e os direitos de quem enfrenta a doença.
O evento teve a participação das secretárias estaduais Valéria Bolsonaro (Políticas para a Mulher) e Andrezza Rosalém (Desenvolvimento Social), além do secretário e da secretária executiva de Estado da Saúde, Eleuses Paiva e Priscilla Perdicaris, parlamentares estaduais e gestores de saúde, entre outras autoridades.
“Quantas pessoas são acometidas por câncer de mama porque não fazem uma mamografia ou são acometidas por um câncer de colo de útero porque não fazem um preventivo, porque não tomaram uma vacina do HPV. Nós temos que investir realmente nessa prevenção. Não podemos deixar para a última hora”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A campanha visa reforçar a sensibilização sobre a importância da realização da mamografia, já que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo.
Mutirão de serviços
Neste Dia D de combate e prevenção ao câncer de mama está sendo realizado um mutirão de serviços nas estações Brás da CPTM e Vila Prudente do Metrô e no Terminal Jabaquara da EMTU, para orientação sobre os direitos das mulheres com câncer. A ação é uma iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos em conjunto com a Defensoria Pública do Estado.
Com três Carretas de Mamografia que percorrem diversas regiões do estado, o programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também oferece mamografia gratuita para pacientes com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.
O Estado de São Paulo registrou um aumento de 33% no número de exames feitos pelas Carretas da Mamografia, em comparação com o ano passado. Em 2024, o projeto ampliou a cobertura do atendimento para 17 regiões, passando de duas para três carretas. Do dia 3 de janeiro até 28 de setembro deste ano, foram realizados 25.413. Em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios, incentivando as mulheres a realizarem o exame de mamografia e possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.
REDES SOCIAIS