Notícias

Ministério da Saúde solicita interdição de laboratório após casos de HIV

Seis pessoas testaram positivo para o vírus após transplantes de órgãos no Rio de Janeiro


11/10/2024 17h59

O Ministério da Saúde pediu nesta sexta-feira (11) a interdição cautelar do Laboratório PCS Lab Saleme após seis pacientes terem recebido transplante de órgãos contaminados com o vírus HIV.

De acordo com o governo, o erro ocorreu em dois exames realizados no PCS Lab Saleme, um laboratório privado contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender ao programa de transplantes.

Leia mais: Seis pessoas testam positivo para HIV após transplantes de órgãos no estado do Rio de Janeiro

A contaminação foi descoberta em setembro, após um dos pacientes transplantados, que recebeu um coração, apresentar sintomas neurológicos depois de realizar exames e testar positivo para HIV. O paciente não possuía nenhum histórico anterior da doença.

A ministra Nísia Trindade classificou o episódio como "grave situação adversa".

“Prestaremos toda a assistência a essas pessoas e a seus familiares, e quero, além da solidariedade, reforçar esse compromisso do Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, temos o compromisso de garantir a segurança, efetividade e qualidade que são marcas indiscutíveis do Sistema Nacional de Transplantes do Brasil”, afirmou a ministra.

Além da interdição, a pasta determinou que todos os testes de doadores de órgãos sejam realizados exclusivamente pelo Hemorio utilizando o teste NAT e solicitou a retestagem do material dos doadores do laboratório sob investigação.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informou que abriu uma sindicância para investigar o caso. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil também abriram inquéritos para apurar o episódio.

Entenda o caso

Seis pacientes que receberam transplantes de órgãos no Rio de Janeiro foram contaminados pelo vírus HIV, testando positivo após a cirurgia. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os exames feitos nos doadores apresentaram 'falso negativo'.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois são presos suspeitos de roubo de veículo usado pelo GSI no ABC; homem é morto pela polícia

Prazo para inscrição gratuita no Concurso dos Correios termina nesta sexta (11)

Seis pessoas testam positivo para HIV após transplantes de órgãos no estado do Rio de Janeiro

'Temos que tirar de alguém', diz Lula sobre proposta de imposto mínimo de milionários

Romeiro de 76 anos morre atropelado por ônibus na Dutra