Alckmin: "Governo apresentou um projeto de lei de arcabouço fiscal e vai cumpri-lo"
No Roda Viva, vice-presidente defendeu rigor fiscal e eventuais cortes de gastos como medidas para crescimento econômico
14/10/2024 22h41
O Roda Viva desta segunda-feira (14) recebe Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Durante o programa, Alckmin afirma que o governo federal vai cumprir as diretrizes estabelecidas no arcabouço fiscal aprovado no Congresso e atuar com responsabilidade econômica.
“O governo apresentou um projeto de lei de arcabouço fiscal e vai cumpri-lo. A primeira tarefa é zerar o déficit, que é a meta deste ano. No máximo você tem uma tolerância de 0,25% de possível déficit, mas o ideal é déficit zero. Depois, nos anos subsequentes, você vai ter superávit primário”, diz.
O vice-presidente argumenta que, assim como investimentos públicos, o rigor fiscal é um fator importante para o crescimento da economia.
“Esse [rigor fiscal] é um compromisso do governo, do presidente Lula, do ministro [da Fazenda] Fernando Haddad, que vai ser cumprido. E se precisar fazer corte [de gastos], deve fazer, explica pra sociedade, é melhor explicar e fazê-lo”
Participaram da bancada de entrevistadores Basília Rodrigues, analista de política da CNN Brasil; Bruno Boghossian, colunista da Folha de S.Paulo; Eduardo Laguna, repórter do Broadcast/Agência Estado; Fábio Zambeli, vice-presidente da Ágora Assuntos Públicos; e Renata Agostini, repórter especial e colunista do jornal O Globo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, no X e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.
REDES SOCIAIS