Notícias

Decisão sobre retorno do horário de verão sai nesta quarta-feira (16)

A decisão será tomada com base em um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)


16/10/2024 11h19

O Ministério de Minas e Energia anunciará nesta quarta-feira (16) se o Brasil voltará a adotar o horário de verão em 2024.

A decisão será tomada com base em um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que será apresentado em reunião marcada para hoje.

Leia também: Moraes determina extradição de 63 brasileiros na Argentina investigados pelos atos de 8 de janeiro

Estudos divulgados pelo ONS em setembro indicaram que o retorno do horário de verão poderia trazer benefícios energéticos, especialmente para aliviar a pressão sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o horário de pico, entre 18h e 20h.

A medida poderia adiar em até duas horas o momento de maior consumo de energia, quando a geração solar não está disponível, gerando uma economia estimada em R$ 400 milhões entre os meses de outubro e fevereiro.

No entanto, chuvas recentes e ações do governo para diminuir a vazão dos reservatórios aliviaram a pressão por um retorno imediato da medida. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na semana passada que a adoção do horário de verão só ocorrerá se for considerada imprescindível. "É uma política global de economia de energia, mas só tomaremos essa decisão quando ficar claro que sua adoção é necessária para o país", disse Silveira.

O anúncio oficial será feito em entrevista coletiva, prevista para às 13h30 desta quarta-feira. Caso não seja implementado em 2024, o horário de verão poderá ser retomado em 2025.

Leia mais:Talibã, organização radical que governa o Afeganistão, pede para entrar no grupo dos Brics

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes determina extradição de 63 brasileiros na Argentina investigados pelos atos de 8 de janeiro

Talibã, organização radical que governa o Afeganistão, pede para entrar no grupo dos Brics

Caixa Econômica Federal realiza sorteios da Mega-Sena e +Milionária nesta quarta-feira (16)

Clóvis de Barros Filho fala sobre diagnóstico de doença autoimune

Criança de 9 anos invade fazenda e mata 23 animais no Paraná