A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (16), em Belo Horizonte (MG), um hacker suspeito de invadir sistemas da própria PF e de outras instituições internacionais e vender dados obtidos.
Segundo a TV Globo, a investigação aponta que o hacker conseguiu dados pessoais de agentes federais brasileiros. Agora, a PF deseja descobrir como foi feita a invasão digital.
Em nota, a corporação comunicou que o hacker é suspeito de ser o responsável por duas publicações de venda de dados da instituição, em 22 de maio de 2020 e 22 de fevereiro de 2022.
Leia também: Outubro Rosa: veja passo a passo para fazer mamografia gratuitamente em SP
Terremoto de 5,9 graus atinge a região da província de Malatya, na Turquia
A PF ainda disse que o brasileiro invasor se vangloriava de ser o responsável por diversas invasões cibernéticas e assumia que divulgava os dados.
"No meio virtual, o hacker é conhecido por ser um ator malicioso responsável pelo vazamento de grandes bases de dados de informações pessoais, incluindo as de empresas como a Airbus e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos", continua a nota da PF.
O criminoso deve responder pelo crime de invasão de dispositivo informático e, caso seja condenado, a pena pode ser elevada por conta da comercialização dos dados roubados.
REDES SOCIAIS