Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

'Em Cena – A vida em Várzea Queimada', documentário produzido pela Univesp TV que conta a história de um povoado no Piauí que desenvolveu sua própria língua de sinais, foi selecionado para a segunda edição da Mostra Piranhão de Cinema. O evento acontece nas cidades de Teresina (PI) e São Luís (MA), de 10 a 15 de dezembro.

Um longo histórico de nascimentos de pessoas surdas, além do isolamento e a falta de acesso ao ensino de Libras, levou surdos e ouvintes em Várzea Grande, no município de Jaicós, Piauí, a desenvolveram espontaneamente sua própria língua de sinais, a “Cena”. Reconhecida internacionalmente pelo artesanato feito com palha de carnaúba, a comunidade teve que aprender a usar as mãos, que antes só trançavam, também para falar.

Leia também: Outubro Rosa: veja passo a passo para fazer mamografia gratuitamente em SP



Sobre a 2ª Mostra Piranhão de Cinema

Com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica e a formação de público crítico entre realizadores dos estados do Piauí e do Maranhão – daí o nome, “Pi-Ranhão” –, a mostra volta para seu segundo ano com o tema “MARGEM”, propondo uma reflexão profunda sobre os espaços-limite da sociedade e do cinema. O homenageado da edição de 2024 é Nêgo Bispo, teórico e quilombola fundamental para o pensamento contemporâneo.

Leia também: Governo descarta volta do horário de verão em 2024