A pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada nesta terça (23), mas realizada antes da pandemia, indica que 89% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos no Brasil são usuárias da internet. 76% dos entrevistados declaram acessar a rede pelo menos uma vez por dia; a maioria utiliza para assistir a séries e programas de TV.
O acesso, porém, não chega para todos: 3 milhões não acessaram a rede nos últimos três meses, e 1,4 milhão de nunca usaram a internet no Brasil.
Segundo Luiza Adib, coordenadora da pesquisa, esta é a primeira vez que o estudo traz o indicador de crianças que ajudam os pais ou responsáveis no uso das ferramentas digitais. "Isso é importante porque a gente já observava ao longo da série histórica da pesquisa que as crianças e adolescentes são as principais fontes de informação para seus pais ou responsáveis sobre atividades online", explica. Um terço dos entrevistados declarou ajudar os pais no uso da internet diariamente ou quase diariamente.
Segurança na rede
Para Luiza, os riscos e oportunidades trazidos pela internet são faces da mesma moeda e é necessário orientar os jovens. "A gente reforça a necessidade de mediação para o desenvolvimento de habilidades para que a criança tenha condições de ter um uso responsável e crítico, para que esses riscos não necessariamente incorram em danos", explica.
Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.
REDES SOCIAIS