Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio


Nesta segunda-feira (29), celebramos o Dia do Dublador, que homenageia os profissionais responsáveis por dar a voz aos personagens de filmes, séries e desenhos no Brasil. Para comemorarmos, reunimos cinco dubladores que fizeram as vozes de personagens memoráveis. Confira!

Homer Simpson - Waldyr Sant’anna

Um dos veteranos na dublagem, ele deu a voz ao personagem icônico Homer Simpson. Dublou também os personagens Hacker em “CyberChase”, a primeira voz do avô de Ben, em “Ben 10”, Rock Bottom em “O Gato Félix”, Doutor Paul Williams em “Laboratório Submarino 2020”, Peter Potamus em “A Arca do Zé Colméia”, entre outros. Ele também deu a voz aos atores Stan Laurel e Eddie Murphy em vários filmes.

Em 2006, foi contemplado com o Prêmio Yamato de Dublagem, também conhecido como Oscar da Dublagem, junto com os dubladores Peterson Adriano e Selma Lopes.

A pequena Sereia - Marisa Leal

Entre os personagens de maior destaque dublados por Marisa, estão Baby, da “Família Dinossauro”, Ariel, de “A Pequena Sereia”, Rebecca, de “Full House”, Dot, de “Animaniacs”, Patassaura de “Em Busca do Vale Encantado”, Wilykit em “ThunderCats” e a vilã Soraya Montenegro na novela “Maria do Bairro”.

Scooby-Doo - Orlando Drummond

Scooby-Doo, Alf, em “Alf, O Eteimoso”, Popeye, Vingador em “A Caverna do Dragão”, Puro Osso” em “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy” e Gato Guerreiro em “He-Man e os Mestres do Universo” são alguns dos personagens dublados na lista de Orlando Drummond. Ele ainda entrou para o Livro Guinness dos Recordes por dublar o cão Scooby Doo por mais de 35 anos.

Lula Molusco - Marcelo Pissardini

Entre diversos personagens dublados na carreira, Marcelo tem como destaque as dublagens do resmungão Lula Molusco em “Bob Esponja”, Hades, em “Cavaleiros do Zodíaco”, Discórdia em “My Little Pony: A Amizade É Mágica” e os personagens Mestre Karin, Nail e Paikuhan de “Dragon Ball Z”.

Chaves - Marcelo Gastaldi Junior

Ficou famoso por dar as vozes aos personagens clássicos Chaves e Chapolin e também ao Charlie Brown. Ele também dublou Wada em “Spectreman”, Ralph Hinkley em “Super Herói Americano”, Saber Rider na série animada homônima, James Spader em “Tuff Turf” e várias outras personagens de desenho animado, entre eles os secundários no desenho animado “Pica-Pau”. Ele ainda dublou o ator Tom Cruise em vários filmes.

No nosso perfil oficial no Instagram, ainda fizemos uma relação dos dubladores dos principais atores que aparecem nos filmes, séries e novelas aqui no Brasil. Dá uma olhada:


https://www.w3.org/1999/xlink"> stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd">
Ver essa foto no Instagram
Hoje é comemorado o Dia do Dublador! Nós separamos algumas das personalidades mais importantes e conhecidas do mundo da dublagem, conta aqui pra gente qual o seu favorito! . . . #tvcultura #cultura #diadodublador #dublagem #favoritos #datacomemorativa
Uma publicação compartilhada por TV Cultura (@tvcultura) em