Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Movimento Ar
Reprodução/Movimento Ar

A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a ONG Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural), lança nesta semana o Movimento Ar, que traz um manifesto em defesa das vidas negras e uma lista de dez ações para lutar contra a discriminação.

Para saber mais sobre o projeto e participar, clique aqui.

De acordo com José Vicente, reitor da faculdade e um dos idealizadores do movimento, o objetivo é evitar que a população negra, a mais vulnerável na pandemia, sofra uma exclusão ainda maior diante das crises econômica e sanitária. "É uma ação para abrir espaço no ambiente corporativo, para que eles possam se recuperar e ter seu emprego retomado, e para que eles possam se manter nos bancos das universidades para realizar seu sonho de fazer a transformação pessoal, econômica e profissional que tanto almejam", afirma.

O manifesto também traz propostas contra a violência policial. "Nós queremos que polícia paulista e brasileira diminua o grau de letalidade que se produz principalmente em relação aos jovens negros. [...] As abordagens tipo George Floyd, que produz estrangulamento, asfixia, é um protocolo e uma prática da polícia brasileira. Isso produz 'George Floyds' todos os dias no nosso país", diz José Vicente, em referência ao cidadão negro americano cuja morte numa abordagem policial foi o estopim para protestos antirracistas nos Estados Unidos e em outros países.

Confira a lista de propostas do movimento:

1. Mudança nos protocolos policiais para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento em abordagens policiais, bem como disparos de arma de fogo em invasões ou ocupação em favelas e comunidades.

2. Mudança nos protocolos da segurança privada para acabar com a hostilização, perseguição e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, com a eliminação da sala de agressão e tortura presente em bancos, shoppings e supermercados.

3. Criação de 500 mil bolsas de estudos para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, pesquisa, formação tecnológica, economia criativa, negócios e empreendedorismo.

4. Criação de 300 mil vagas de estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.

5. Formação e qualificação de um milhão de quadros corporativos em Discriminação e Racismo e Gestão da Diversidade Racial.

6. Implementação de recursos por meio de ferramentas, mecanismos, metodologia de gestão, gerenciamento da inclusão, desenvolvimento de carreira, ações e políticas de diversidade racial em 300 empresas públicas e privadas.

7. 300 milhões de reais em compras corporativas do ambiente público e privado, de serviços e produtos de empresários e profissionais negros.

8. Fundo Vidas Negras Importam de 200 milhões de reais para o fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedor, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.

9. Implementação integral da Lei da História do Negro e História da África e da disciplina de Relações Étnico-raciais em todo ambiente escolar e universitário público e privado do país.

10. Campanha de instalação na Rua Zumbi do Do Selo da Igualdade Racial, ampliação e expansão da Virada da Consciência.