Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Neste primeiro dia do mês de julho, em 1946, nascia um dos artistas que ajudou a consolidar a cultura nordestina mundo afora: Alceu Valença. Hoje, o cantor, compositor e instrumentista brasileiro comemora seu 74º aniversário.

Trajetória

Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, em Pernambuco, no dia 1 de julho de 1946. Influenciado pelos cantores de feira da sua cidade natal, como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, Alceu se interessou por música ainda criança. Seu avô, Orestes Alves Valença, era poeta e violeiro e foi um dos responsáveis por inspirar o neto.

Aos 10 anos de idade, Alceu vai para Recife e passa a ter contato com a cultura urbana nas vozes de Orlando Silva e Dalva de Oliveira. Aqui, o artista também começa a se familiarizar com a chamada primeira geração do rock and roll: Little Richard, Ray Charles e outros ícones.

De acordo com a biografia, em seu site oficial, “Na adolescência, Alceu assimilou a poesia urbana e contemporânea, o cinema de autor, adquiriu o gosto pela política e as questões sociais.” E complementa “Uma de suas primeiras influências, enquanto a revolução de costumes dos anos 60 se processava, era assistir aos filmes da Nouvelle Vague francesa e do Neo Realismo italiano, nas matinês do cinema São Luís, em Recife.”.

O músico iniciou sua carreira profissional em 1968, com o show Erosão: a Cor e o Som. Alceu deixa claro, nessa apresentação com uma banda underground, a mistura de influências que sua música teria, combinando as canções regionais e o pop, além de sua guitarra elétrica que reafirmava os elementos de rock carregados até hoje.

Na década de 70, o cantor resolve chamar seu amigo Geraldo Azevedo para lançar o álbum “Quadrafônico”. Surgiu, então, Alceu Valença & Geraldo Azevedo. Oito anos mais tarde, enfim, Alceu ganhou o carinho de um público maior e ficou conhecido. A música Coração Bobo esteve entre as mais tocadas e conquistou multidões. Na sequência, veio Tropicana. O disco Cavalo de Pau, lançado em 1982, vendeu mais de 500 mil cópias.

Ao longo dos 50 anos de carreira, Alceu apresentou sua música pelo mundo, e seu trabalho é fundamental para chamar a atenção das pessoas para os ritmos nordestinos e as fusões feitas pelo cantor. Hoje, além de seus álbuns premiados e músicas inesquecíveis influenciadas pelo forró, mpb e rock, Valença também tem filmes e livros lançados.

Nós também selecionamos alguns momentos especiais dele aqui na TV Cultura; assista aos vídeos:

- Programa Ensaio, em 1990


- Cultura Retrô, 2011


- Programa Metrópolis, 2016