Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Jornal da Tarde
Reprodução/Jornal da Tarde

Marcelo Marques mora em Paulínia, interior de São Paulo. Estudante de História e YouTuber, faz sucesso na internet traduzindo conceitos de filosofia para a linguagem da periferia.

Entender as ideias e os pensamentos de Nietsche é o trabalho de vida de muitos estudiosos. Mas poucos vão definir o filósofo como "roba brisa" (sic), termo usado por Marcelo em um vídeo com quase 90 mil visualizações na internet.

Chamado de Audino, o rapaz usa as redes sociais para explicar conceitos filosóficos usando gírias e almeja quebrar a barreira da linguagem para permitir que a filosofia chegue a lugares onde não tinha espaço. O pensador da periferia estuda para ser professor de história.

“O meu sonho é a democratização do conhecimento pra que, tipo assim, você chegar a uma barbearia, numa quebrada os cara tá cortando o cabelo e trocando ideia falando de Aristóteles, citando as ideias dele no cotidiano dele. Falando de Kant, de Descartes. Falando de como as ideias desses cara podem mudar a vida deles, passando uma visão de progresso. Meu sonho é a democratização para entender de uma forma simples o que aqueles cara queria dizer”, diz o youtuber.

O interesse pela filosofia surgiu quando ele estava no ensino médio. Marcelo percebeu na escola que a linguagem usada pra explicar o conteúdo era difícil de entender e acabava afastando os jovens. Então resolveu traduzir os livros para uma linguagem mais simples e acessível, de fácil entendimento para todos, inclusive para quem é da quebrada.