Além da UE: quais destinos turísticos estão barrando brasileiros devido à pandemia

Destinos internacionais preferidos dos brasileiros estão com restrições à entrada de turistas.



30/06/2020 13h31
Reuters

A União Europeia decidiu manter suas portas fechadas para turistas brasileiros. O bloco europeu apontou 14 países cujos cidadãos terão entrada liberada a partir de 1 de julho, e deixou de fora Brasil e Estados Unidos, por exemplo.

A lista de países considerados "seguros" pela União Europeia, que será revisada constantemente, hoje inclui Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

A China será adicionada a essa lista se o governo chinês oferecer as mesmas condições a viajantes da União Europeia, segundo diplomatas.

Se parece uma decisão simples e objetiva ligada aos números de casos do novo coronavírus nos países, a editora de Europa da BBC, Katya Adler, explica que, na verdade, foi um processo que dividiu opiniões entre os integrantes do bloco e misturou política e economia, além da saúde pública.

Um dos pontos que influenciam esse debate é exatamente quanto cada país depende do turismo, que costuma ganhar força exatamente no meio do ano, durante o verão europeu.

Países como Alemanha e Espanha, horrorizados com a devastação trazida pela covid-19, defenderam uma lista pequena, com países com baixas taxas de infecção, serviço de saúde eficiente e dados confiáveis.

Por outro lado, Grécia e Portugal, ansiosos para impulsionar a recuperação após o coronavírus, queriam uma grande lista de permissões, segundo Adler. São países com um setor de turismo forte e que foram menos marcados por infecções no auge da pandemia do que países próximos, como a Espanha.

Já a França insistiu pela reciprocidade, ou seja, se um país fora da UE estivesse impedindo voos do bloco, não deveriam aparecer na lista.

Destinos preferidos

AFP
Viagens internacionais foram cruciais para a propagação do coronavírus pelo planeta.

Fazem parte da União Europeia três dos principais destinos internacionais mais procurados por brasileiros: Portugal, Itália e França.

Os três estão na lista de destinos mais procurados por brasileiros em 2019, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Os outros países que integram essa lista — Estados Unidos Argentina, Chile e Uruguai — também estão com restrições à entrada de turistas do Brasil.

Os Estados Unidos anunciaram em maio que não permitiriam mais a entrada de estrangeiros que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores. A regra segue em vigor e inclui outros países, como Portugal, Espanha e Grécia.

A Argentina suspendeu o tráfego aéreo com o Brasil até 17 de julho, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), com permissões apenas para repatriação e voos médicos. Argentinos e residentes no país estão sujeitos a quarentena por 14 dias.

O Uruguai também está com voos suspensos, com exceção da repatriação e de voos humanitários. E o Chile não permite entrada de estrangeiros até pelo menos 2 de julho.

Outros destinos

Reuters
Destinos internacionais preferidos dos brasileiros estão com restrições à entrada de turistas

A princípio, a OMS não indicava haver necessidade de restringir viagens ou fechar fronteiras por causa do coronavírus. Mas a partir do momento em que foi declarada uma pandemia e ficou claro que as viagens internacionais tiveram um papel crucial na propagação da covid-19, mais e mais nações adotaram medidas do tipo.

Até 25 de junho, de acordo com levantamento da empresa Kayak, que oferece pesquisas de viagens online, 117 países haviam restringido completamente a entrada a não cidadãos, enquanto 64 outros países tinham, pelo menos, restrições parciais.

Veja regras em outros países, segundo a Iata:

Na Austrália, a entrada de viajantes que não são residentes também está suspensa. Os tripulantes das companhias aéreas precisam se isolar até o voo seguinte e passageiros em trânsito na Austrália por 8 a 72 horas estão sujeitos a quarentena até o voo de partida.

África do Sul e Egito estão entre os países com voos suspensos, com permissão de entrada apenas para residentes.

Na Ásia, a Índia está com voos suspensos pelo menos até 15 de julho. O Japão não permite a entrada de estrangeiros que venham de dezenas de países, entre eles o Brasil.

No site da Iata, é possível verificar as últimas atualizações das regras impostas por cada país.



Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carregando...