Aulas na pandemia: 4 problemas do ensino online apontados pelo professor que anunciou sua desistência ao vivo para alunos

O peruano Juan Francisco Baldeón viralizou, sem querer, ao ser gravado em um desabafo com seus estudantes. Em conversa com a BBC, ele reflete sobre como a pandemia prejudicou as relações entre docentes e alunos.



12/11/2020 13h31
Getty Images
Pandemia fez com que aulas presenciais migrassem para a internet

Há 17 anos dando aulas, o professor universitário peruano Juan Francisco Baldeón não é novato na profissão. Também já tinha familiaridade com o ensino à distância: há três anos, ele dá aulas online.

Mas Baldeón diz que, com a pandemia, chegou a um nível sem precedentes de frustração com a docência, o que o levou a anunciar, durante uma aula em outubro, que pensava em deixar de ser professor.

"Já não tenho mais vontade de ensinar vocês, estou farto de verdade", disse ele a uma turma da Universidade Nacional Federico Villarreal (UNFV), durante uma sessão na plataforma Zoom.

"Vão dizer que 'é o professor que não me ensinou nada'. E não é que eu não ensinei, você que não leu. (...) Estou cogitando a possibilidade de me demitir e ir embora."

O desabafo viralizou em países da América Latina e evidenciou as dificuldades de professores com a migração do ensino presencial para o virtual por causa da pandemia.

"Passou dos meus limites", diz Baldeón à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carregando...