Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Se você é obcecado por fotos e por mantê-las seguras e usa iPhone, vai gostar da novidade. A Apple acaba de liberar um novo serviço que permite migrar automaticamente todas as suas fotos e vídeos o iCloud para o Google Photos.

Obviamente, é preciso que você tenha espaço suficiente no Google para realizar a migração. Mas o processo é muito simples. Quem descobriu a novidade foi a MacRumors.

O recurso tem um documento de suporte que descreve o procedimento, que envolve simplesmente ir para privacy.apple.com, fazer login e passar pelo processo de “transferência de uma cópia de seus dados”. A Apple afirma que a transferência leva de três dias a uma semana.

Vale ressaltar que os dados no iCloud não são apagados, apenas copiados para o Google Photos.

Como descreve o The Verge, “Algumas coisas não são transferidas: a Apple diz que álbuns compartilhados, álbuns inteligentes, conteúdo de stream de fotos, fotos ao vivo, alguns metadados e mídia que não está armazenada em sua Biblioteca de fotos do iCloud não virão junto”. A parte das Live Photos é a mais preocupante. Os iPhones tiram Live Photos por padrão, e a Apple não deixa claro se a imagem inteira será deixada para trás ou apenas o videoclipe em torno dela.

Pela imagem mostrada pela Apple após o processo de transferência, todas as minhas 26003 fotos foram migradas, assim como 2846 vídeos.

A novidade é particularmente boa para quem tem planos de mudar do iPhone para o Android. Ou migrar do iCloud para o Google Photos (dependendo dos pacotes o Google pode ser mais barato).

Outro ponto de atenção é que ao clicar no documento os textos do passo a passo no site da Apple estão em inglês. Não encontrei a opção em português.

Possivelmente uma das razões para a novidade da Apple seja responder às críticas de que dificulta a vida dos concorrentes e usuários ao tornar seu sistema cada vez mais fechado.

Seja qual for a razão, loucos por backup como este que escreve, agradecem.

Guilherme Ravache é consultor digital e colunista. Publica regularmente artigos sobre inovação e mídia na MIT Technology Review Brasil, Notícias da TV e Jornal do Commercio (JC). Jornalista com passagens pelas redações da Folha de S. Paulo, Revista Época e Editora Caras. Foi diretor de atendimento da Ideal H+K Strategies e gerente sênior de comunicação e marketing de relacionamento da Diageo.