Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Após um primeiro longa insosso, eis que temos agora um filme que parece à altura de um dos supergrupos mais peculiares dos quadrinhos de super-heróis: o Esquadrão Suicida.

James Gunn, o homem que pegou vários personagens da terceira divisão da Marvel e os transformou em dois blockbusters (os filmes dos “Guardiões da Galáxia”), tenta repetir a dose, mas agora na rival DC.

Aproveito a estreia do filme para apresentar minha seleção (subjetiva e completamente pessoal) das cinco melhores HQs do Esquadrão Suicida (e você pode clicar aqui para ler curiosidades sobre eles).

1987 – Provação por Fogo, de John Ostrander e Luke McDonnell

Normalmente, eu começo estas listas com a primeira história do personagem (ou grupo). Mas não é o caso aqui. Quando o Esquadrão Suicida surgiu, em 1959, seus membros eram pessoas sem poderes, uniforme ou codinome de super-heróis. Décadas depois, o roteirista John Ostrander e o ilustrador Luke McDonnell aproveitaram o nome para criar algo completamente diferente – é esta versão que foi aos cinemas tanto no longa anterior quanto neste.

O Esquadrão Suicida é, desde 1987, um grupo de supercaras (raros são os que não têm poderes) que realizam missões secretas e/ou superperigosas a mando do governo dos Estados Unidos. Em sua maioria, são vilões que estão cumprindo pena e embarcam nestas aventuras suicidas para que, caso sobrevivam, tenho alguns anos descontados do tempo que devem cumprir na cadeia. “Provação por Fogo” é a primeira aventura do Esquadrão Suicida em sua revista mensal nessa nova fase.

1987 – Abertura: Guilherme Hell, de John Ostrander e Luke McDonnell

Uma missão difícil para o Esquadrão: combater um vilão que se finge de herói e só ataca criminosos negros. Não basta o prender: é preciso conter a chama do racismo. É nesta história que passa a brilhar o personagem do Pistoleiro, originalmente um vilão de terceira categoria que aparecia ocasionalmente nas histórias do Batman.

1987 –Atrás da Cortina de Ferro, de John Ostrander e Luke McDonnell

Esta é outra missão difícil, o que ajuda a explicar o sucesso da série – roteiros intrigantes conseguem transformar até coadjuvantes minúsculos (você já havia ouvido falar em Rick Flag, Encantadora ou Nêmesis?) em protagonistas interessantíssimos. Aqui, o Esquadrão é enviado à então União Soviética para extrair de lá uma escritora confinada como presa política. Se fosse só isso, seria fácil. Obviamente que não é.

1988 – Pistoleiro, de John Ostrander e Luke McDonnell

Mencionei, duas histórias acima, que o outrora inexpressivo Pistoleiro começava a brilhar. Esta minissérie em quatro edições, reunidas aqui no Brasil em um volume único, mergulham na mente deste dificílimo, porém intrigante, personagem.

1991 – Legerdemain, de John Ostrander, Kim Yale e Geof Isherwood

Uma história que marca a diferença entre o Esquadrão Suicida e os supergrupos tradicionais, como a Liga da Justiça. Há um submundo de espionagem, de politicagem, onde colantes coloridos e superpoderes não fazem diferença. Não adianta ter as habilidades de Superman e Batman para enfrentar corruptos infiltrados no próprio governo norte-americano.

Uma curiosidade: na única vez em que saiu aqui no Brasil, esta saga não teve o nome do Esquadrão Suicida na capa, embora eles fossem os protagonistas. Aparecem os nomes de três coadjuvantes mais famosos do que eles: Superman, Batman e Aquaman.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.