Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Inteligente, arteiro, puro, bondoso. Chico Bento, um dos mais carismáticos personagens do Mauricio de Sousa, completou 60 anos de existência – como mostra a tira acima, publicada pelo Mauricio em seu site oficial.

Chico dispensa apresentações: seu chapéu, a camisa amarela, a calça azul e o eterno sorriso imediatamente remetem a humor, leveza, árvores e, claro, goiabas.

Aproveitei o momento para apresentar seis edições com histórias marcantes do personagem.

Chico Bento” nº 1 (ed. Globo), de 1982

O carismático Chico Bento levou um tempo para ter uma revista mensal para chamar de sua: foi apenas em 1982, praticamente duas décadas após sua criação. A esta altura, já tinha uma turma bem estabelecida de personagens, que aparecem nesta edição: Zé da Roça, Hiro, Zé Lelé, seus pais (Nhô Bento e Dona Cotinha) e Rosinha.

“Chico Bento” nº 87 (ed. Globo), de 1990

Esta revista traz uma história marcante, ainda que de uma tristeza imensurável: “Uma Estrelinha Chamada Mariana”, de Rubens Kiyomura, que conta a história da irmã mais nova de Chico, que morreu ainda bebezinha.

Chico Bento Moço nº 1 (ed. Panini), de 2013

Se a Turma da Mônica Jovem, com roteiros mais voltados para o público adolescente e um traço mais próximo do mangá, fez sucesso, por que não tentar o mesmo com Chico Bento e seus amigos da Vila Abobrinha? Foi assim que nasceu “Chico Bento Moço”, interessante releitura deste personagem clássicos e seus amigos.

Chico Bento – Pavor Espaciar(2013), de Gustavo Duarte

A série Graphic MSP é uma bela sacada: autores diferentes levando suas abordagens pessoais aos personagens do Mauricio de Sousa. “Pavor Espaciar” é particularmente incrível: Gustavo Duarte é muito talentoso tanto no roteiro quanto na arte, e a aventura retratada neste álbum é engraçada e cativante.

“Chico Bento” nº 44 – segunda série (ed. Panini), de 2018

Um dos crossovers mais inusitados dos quadrinhos trouxe, em uma infelizmente curta série de histórias, o encontro de heróis da DC Comics com a criançada da Turma da Mônica. Em “Esperança”, de Carlos Estefan e Roberto Martins Pereira, vemos o encontro de dois personagens de corações puros criados em fazendas: Chico Bento e Clark Kent (nas horas vagas, o Superman).

Chico Bento – Arvorada (2019) e Chico Bento – Verdade(2021), ambos de Orlandeli

Chico Bento teve sorte com seus artistas da série Graphic MSP. Depois de Gustavo Duarte, foi a vez de Orlandeli trazer sua interpretação, agora mais poética, a este grande pequeno menino.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.