Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Paulistão
Divulgação/Paulistão

O jogo final do Paulistão de 2021, entre São Paulo e Palmeiras, no último mês, no Morumbi, bateu o recorde de audiência do futebol brasileiro no ano. Transmitido pela Rede Globo na TV aberta, atingiu pico de 36 pontos e média de 32 pontos no Ibope, superando todas as partidas exibidas durante o ano, incluindo as finais da Libertadores e Copa do Brasil.

Organizado pela Federação Paulista de Futebol, o Paulistão é a jóia da coroa dos campeonatos estaduais, com a presença dos grandes clubes do futebol paulista, patrocínios milionários e premiações que superam outros grandes campeonatos do futebol.

Para se ter uma ideia dos valores envolvidos, o São Paulo, atual campeão da última temporada, recebeu da Federação Paulista R$ 30 milhões por direitos de transmissão e publicidade estática, R$ 3.5 milhões pela premiação do título, fora um bônus de R$ 1.15 milhão por ter alcançado a final e ainda a distribuição das cotas de direito de imagem.

E até 2021, o Paulistão só poderia ser visto na TV Globo, em TV aberta, ou nos canais SporTV/Premiere, em TV fechada.

Na última segunda (07), o YouTube anunciou que é o novo dono de parte dos direitos do Paulistão.


É uma mudança significativa na estratégia da Federação Paulista de Futebol, todos os jogos, antes distribuídos somente na TV aberta ou fechada (ou nas respectivas plataformas digitais do detentor dos direitos) agora serão distribuídos em múltiplas plataformas, incluindo o streaming.

O acordo com o YouTube garante para a plataforma 16 jogos do torneio: um por rodada na primeira fase, uma das quartas de final, uma semifinal e os dois da final.

A estratégia de anunciar a distribuição pelo YouTube, antes de anunciar os parceiros em TV aberta ou fechada, valoriza o streaming em relação à TV aberta e fechada e demonstra qual será a prioridade da Federação Paulista nos próximos anos.

É uma estratégia arquitetada e aguardada por muito tempo por vários players envolvidos no mundo do esporte.

Com a ida do futebol ao vivo para o streaming, a TV aberta perde um de seus maiores ativos na negociação de pacotes publicitários com as grandes marcas.

Para a Federação Paulista de Futebol, além de retomar o controle sobre seu principal produto, ganha o direito de escolher onde seus jogos ao vivo serão exibidos, produzir as imagens dos próprios jogos ao vivo, priorizando e valorizando seus patrocinadores e ainda explorar novos formatos de distribuição e publicidade em múltiplas plataformas.

O Paulistão é o segundo grande campeonato regional de futebol do país que anuncia mudanças significativas em sua distribuição de jogos ao vivo neste ano, o Cariocão 2021 já foi distribuído em múltiplas plataformas no streaming, incluindo as TVs dos próprios clubes, algo que já acontecia em vários outros campeonatos regionais pelo Brasil, incluindo a Copa do Nordeste, maior torneio regional de clubes, e que conta com sua própria plataforma de distribuição no streaming.

O futuro é agora, online e ao vivo!


João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. Participou de projetos ativistas e de engajamento de pessoas pelas redes sociais. Dirigiu a 1a transmissão ao vivo de um jogo da Seleção Brasileira por streaming pelo UOL. E está muito animado com tantas mudanças acontecendo tão rápido no mundo do streaming.