Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Santana
Reprodução/TV Santana

Santana do Matos é uma cidade de 13.798 habitantes, conhecida como Coração do RN, por causa de sua localização estratégica no mapa do Rio Grande do Norte.

É lá no Coração do RN que vive Edilima Freire, um ser humano multimeios, que pode ser ouvido pelas ruas da cidade, através de suas locuções enquanto dirige seu carro de som, ou acompanhado ao vivo na rede, através da TV Santana, que retransmite pelas ondas do Facebook aquilo que a TV tradicional não mostra.


A TV Santana é um veículo na Internet preocupado com aquilo que interessa ao povo da cidade e usa da linha do tempo infinita do Facebook para ficar horas em plano sequência mostrando fatos do dia a dia que poderiam passar despercebidos em qualquer grande cidade.

As postagens da página incluem transmissões ao vivo e anúncios de utilidade pública, como horários de serviços e comércios, desaparecimentos e falecimentos.

E é na morte que se encontra a vida.

Na última terça (15), durante quase 2 horas, a TV Santana transmitiu o cortejo fúnebre de um Santanense que faleceu de covid-19.

O vídeo tem milhares de comentários e compartilhamentos.

Não se vê cortejos fúnebres de pessoas não-famosas sendo transmitidos pela TV nas grandes cidades.

Mesmo com milhares morrendo todos os dias.

Em tempos de covid-19, normalizou-se a morte.

As metrópoles não tem tempo para o luto.

Não é assim em Santana do Matos.

E o Edilima não é apenas um comunicador.

As intervenções cuidadosas, em primeira pessoa, do Edilima durante o cortejo, os planos de câmera, que mostram sem ferir, sem expor, sem buscar o sensacionalismo, emocionam e respeitam o luto de quem está presente no local e quem assiste pela tela do computador ou do celular.

Faz muito sentido que seja assim.

Como diz um amigo, as pessoas de uma cidade estão preocupadas com aquilo que acontece ali na esquina e a TV Santana traduz isso com uma simplicidade que assusta quem pensa que TV é feita de equipamentos caros ou grandes equipes.

Um celular na mão e uma plataforma de compartilhamentos de vídeo.

E gente.

Todas as cidades do Brasil merecem uma emissora como a TV Santana

As transmissões ao vivo da TV Santana podem ser assistidas na página do Facebook.  

João Ramirez
é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. Participou de projetos ativistas e de engajamento de pessoas pelas redes sociais. É um entusiasta das TVs locais e de sua importância para o futuro da TV ao vivo.