Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O isolamento social provocado pela Covid-19 intensificou o convívio familiar e redefiniu as tarefas domésticas. Incluir as crianças nos afazeres de casa só traz benefícios e com o coronavírus essa divisão de trabalho tornou-se ainda mais necessária. Todo mundo precisa ajudar e cozinhar tem sido um dos maiores prazeres em família dessa nossa nova realidade. Apesar das perdas provocadas pela pandemia, a fase é de aprendizados e adquirir autonomia faz parte do processo de crescimento dos pequenos.

As crianças que são incluídas no preparo dos alimentos desenvolvem um maior senso de responsabilidade, trabalho em equipe e organização. Até conceitos matemáticos são aprendidos na produção das receitas e a execução dos pratos é importante para a autoestima dos mini chefes.

Os laços familiares também têm se estreitado através da gastronomia. A cozinha tem sido um lugar de conforto para esse momento de tantas incertezas. Comida, afeto, fogão, união, forno, aconchego e facas! Muitos pais e mães ficam com medo, mas, de acordo com especialistas, os filhos podem e devem ocupar esse espaço: com segurança e supervisão.

A consultora de alimentação Mayra Abbondanza propõe a introdução das crianças nesse processo para facilitar a alimentação infantil.

Segundo ela, os pequenos precisam ter proximidade com frutas, legumes, verduras e ingredientes variados. Mayra, engenheira de alimentos e cozinheira, além de mãe de cinco filhos, escreveu os livros “O que fazer para meu filho comer bem?” e “Dêxaeeuuu!!!”

Mayra explica que a cozinha é um ambiente relativamente perigoso, mas isso não deve inibir as tentativas. “Basta saber delegar atividades apropriadas a cada faixa etária”, afirma a consultora.

Aprendizados e ganhos

Ao cozinhar, as crianças conhecem a origem do alimento e o processo de preparo dele, evitando desperdícios e criando uma relação de respeito com a natureza. Os pequenos se tornam mais conscientes. E os ganhos vão além. As crianças envolvidas nas tarefas domésticas se sentem importantes e valorizados. Essa prática as deixam mais independentes e maduras.

Então que tal propor mais alguns afazeres para os pequenos? Eles podem guardar os brinquedos, arrumar a cama, juntar roupas e sapatos, colocar e tirar a mesa para as refeições, lavar a louça, alimentar os animais domésticos, tirar o pó dos móveis e varrer a casa. Dependendo da idade há muito a ser feito em casa e todos ficarão bem mais felizes.

Algumas sugestões de episódios do Papo de Mãe par ver com a família: