Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jasmina El Bouamraoui/Karabo Poppy Moletsane/Wikimedia Foundation
Jasmina El Bouamraoui/Karabo Poppy Moletsane/Wikimedia Foundation

Com mais de 400 milhões de visualizações mensais, a Wikipédia em Língua Portuguesa completa 20 anos na próxima terça-feira (11). Cerca de 3.000 pessoas fazem mais de 240 mil edições todos os meses na plataforma. Os brasileiros formam a maior parte desse contingente (78%), seguidos pelos portugueses (21,7%) – com predominância de colaboradores homens (87,2%), estudantes (32,3%) ou professores (11,9%).

A comprovação de que apenas 11,1% dos que editam a plataforma são mulheres é preocupante, uma vez que ali estão verbetes importantes de consulta pública que, nas palavras de maioria masculina, podem redundar em definições machistas e até misóginas. Aliás, a desigualdade de gênero e a falta de conteúdo sobre mulheres é uma preocupação entre os próprios colaboradores do site, conforme constatou um estudo acadêmico sobre o perfil dos editores da Wikipédia.

O mapeamento foi conduzido por Pedro Rodrigues Costa, pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. O trabalho completo será apresentado neste domingo (9), durante os festejos virtuais do aniversário da enciclopédia livre, com transmissão pelo YouTube. (veja programação)

Entre as descobertas, a pesquisa destaca o número de editores – chamados de “wikipedistas” - com até um ano de atividades na plataforma (12,8%), cuja quantidade é muito próxima à dos que editam há até 10 anos (11,1%). A média de tempo de colaboração na Wikipédia em português é de 7,1 anos. Os dados do estudo são referendados pelas métricas de uso do site, que registraram um aumento anual de 56,22% de editores ativos, segundo o Wikistats, serviço de estatísticas da Wikimedia Foundation.

O estudo também investigou qual era a motivação para se tornar um colaborador do site. Neste ponto, 52,4% dos entrevistados responderam que faziam o trabalho para “contribuir para o conhecimento livre” (26,4%) ou para “aumentar e melhorar a informação” (26%). Do primeiro grupo fazem parte uma maioria de editores na faixa etária entre 50 e 65 anos, enquanto o segundo grupo contou com respostas majoritariamente de jovens de até 17 anos de idade.


Já os temas preferidos pelos editores ouvidos pelo estudo são biografias (62,4%), história (59,5%) e geografia (38,4%). Verbetes sobre política têm 35,4% de popularidade entre os colaboradores, mas também aparece como o tema mais incômodo para 17% dos entrevistados.

E como incômodo pouco é bobagem, o maior motivo de conflitos entre editores da Wikipédia em português é o... português. Sim, para 42% dos respondentes, o uso das variantes da Língua Portuguesa entre os países lusófonos – notadamente entre Portugal e Brasil – é a principal razão de desacordo nas atualizações da plataforma, apesar do Acordo Ortográfico de 1990.

Ricardo Fotios é jornalista, professor universitário e pesquisador de temáticas relacionadas ao uso de tecnologias no ecossistema da comunicação e da cibercultura. É autor de Reportagem Orientada pelo Clique (Appris, 2018).