O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nesta quinta-feira (11) o número total de atletas brasileiros que vão disputar as Olimpíadas de Paris. Pela primeira vez na história, a delegação terá mais mulheres do que homens.
Ao todo, 277 atletas brasileiros estarão em Paris, competindo em 39 modalidades diferentes. Serão 153 mulheres, ou seja, 55% da delegação. O número representa um aumento em relação à última edição da competição, onde elas representavam apenas 47% do total.
Leia mais: Final da Eurocopa: saiba dia, horário e onde assistir duelo entre Espanha e Inglaterra
O maior número de vagas em esportes coletivos foi determinante para que as mulheres fossem maioria. Elas conseguiram vagas no futebol, vôlei, handebol e rugby, enquanto os homens conquistaram seus lugares apenas no vôlei e no basquete.
Em Paris, o Time Brasil terá a terceira maior delegação da história, ficando atrás apenas da delegação do Rio-2016 e Tóquio 2020 e empatada com Pequim 2008.
De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a projeção é de que as mulheres também conquistem mais medalhas do que os homens em Paris.
“Existe, sim, uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de ocorrer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional”, disse Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Paris 2024.
A delegação brasileira segue o padrão do número de Paris-2024. Será a primeira edição em que haverá equidade de gênero, com as 10.500 vagas totais sendo preenchidas por 5.250 homens e 5.250 mulheres.
A Cerimônia de Abertura, às margens do Rio Sena, está marcada para o dia 26 de julho. No entanto, as partidas de rugby e futebol já começam em 24 de julho.
REDES SOCIAIS