Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Ficção Científica

Ouça o episódio completo:


A ficção científica é um gênero especulativo que lida com conceitos científicos e imaginativos, relacionados ao futuro, à ciência e à tecnologia, e seus impactos e consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos. Alguns creditam seu surgimento ao início do século XIX. Mas desde muito tempo antes disso o nosso imaginário já era habitado por tecnologias avançadas e pela possibilidade da vida em outros planetas, incluindo os desenhos encontrados nas cavernas pré-históricas até os registros em pirâmides egípcias e nas civilizações pré-colombianas. Na ficção científica atual evita-se utilizar o sobrenatural, buscando compor enredos com base em fatos científicos e reais, porém usando a imaginação para descrever avanços científicos inimagináveis para a época em que os romances foram escritos.

A obra mais antiga que pode ser chamada de "proto-ficção científica" foi escrita por Luciano de Samósata no século II d.C na Europa de Lá, em Samósata, atual Samsat, Turquia. Em “A História Verdadeira”, Luciano relata uma fantástica viagem à Lua, mencionando a existência de vida extraterrestre e antecipando diversos outros temas populares do século XX. Apesar de ser considerada por alguns como o primeiro livro de ficção científica, a obra foi escrita em um contexto onde a ciência moderna não existia! Uma outra obra precursora, “O Conto do Cortador de Bambu”, do Japão, narra a vida de uma garota misteriosa chamada Kaguya-hime encontrada ainda bebê dentro do caule de um bambu. Ela diz que veio de Tsuki-no-Miyako, ou, capital da Lua. Mas a obra precursora mais famosa continua sendo “As Mil e Uma Noites”, que reúne contos fantásticos dos folclores indiano, persa e árabe. Indo agora à Europa de Lá, o primeiro representante do gênero ficção científica de que se tem notícia foi Karel Čapek, que, em 1920, escreveu R.U.R. (Rossumovi Univerzální Roboti), peça de teatro onde a palavra "robô" surge pela primeira vez. A palavra robô (derivada do tcheco “robota”, "trabalho forçado"), foi criada por Josef Čapek, irmão do autor. Em 11 de fevereiro de 1938, uma adaptação de 35 minutos foi exibida pela BBC, sendo a primeira obra de ficção científica a chegar à televisão.


A Europa de Lá – Música e Cultura do Leste Europeu em episódios semanais.
Apresentação: Katia Gavranich Camargo.
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar
Supervisão: Chico Carvalho