Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Império Otomano.

Ouça o episódio completo:


No programa desta semana o assunto é o mais longevo de todos os impérios, o pesadelo das Europas a de Cá e a de Lá por mais de 600 anos: O Império Otomano. E também vamos abordar um curioso personagem histórico, considerado o flagelo do império. A promessa é de um encontro repleto de histórias e recheado de músicas dos Balcãs.

O vasto e temido Império Otomano teve início em 1299 com Osman I e se tornou transcontinental em 1453, com a tomada de Constantinopla por Mohamed I, o Conquistador. Atingiu seu auge entre os séculos 16 e 17 sob o reinado de Suleiman, o Magnífico, quando se tornou de fato multinacional e multilíngue, controlando grande parte do Sudeste da Europa, da Ásia Ocidental, do Cáucaso, e até o Chifre da África. E no meio disso tudo estava a Europa de Lá, disputada palmo a palmo pelos grandes impérios e religiões, e onde surgiu um personagem controverso (herói ou demônio?) cujos feitos cruéis povoam até hoje as mentes férteis dos autores de filmes de terror. Um império que influenciou definitivamente a cultura, os hábitos e costumes da Europa de Lá, até os dias de hoje, mais de 100 anos após a sua desintegração.


A Europa de Lá – Música e Cultura do Leste Europeu em episódios semanais.
Apresentação: Katia Gavranich Camargo.
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar
Supervisão: Chico Carvalho