Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Machado de Assis

Ouça o décimo terceiro programa completo:


Nestas semanas em que reverenciamos o teatro e a orquestra sinfônica como organismos artificiosos e artificiais, o ator e o músico como exemplares da operação desses conjuntos maravilhosamente inanimados: a máscara da personagem e os instrumentos musicais, encontramos no Bruxo do Cosme Velho – apelido dado a Machado de Assis por Carlos Drummond de Andrade -, o modelo ideal de celebração tanto da música quanto das artes dramáticas.

Grande romancista brasileiro que nasce na corte imperial em 1839, Machado de Assis passa toda sua vida na metrópole carioca, com curta estada em Petrópolis e em Nova Friburgo, e vem a falecer no bairro do Cosme Velho, em setembro de 1908, viúvo da portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais, e sem filhos. Machado, como todo grande criador, foi ao mesmo tempo expressão de sua época e exceção a ela. Pelo estudo de sua vida e obra podemos conhecer melhor o Rio de Janeiro e o Brasil da segunda metade do século XIX e observar como ele, o autor, foi diferente dos contemporâneos. Machado enfrentou vários preconceitos: o racial por ser um homem negro que viveu 49 dos 69 anos em um país escravocrata, o preconceito social como um epilético de origem muito pobre e que tinha grandes ambições literárias, e o preconceito intelectual como escritor que adotou uma linguagem concisa e cristalina, rejeitou o otimismo e a religião e jamais aderiu a modas estéticas. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba são alguns de seus romances memoráveis, sem contar a imensa produção de contos que nos legou preciosidades de igual valor. Na narrativa curta, destacam-se O Alienista, O Espelho, Teoria do Medalhão dentre outros.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.