Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Teuda Bara e Cacilda Becker

Ouça o décimo quarto programa completo:


Neste último programa da série, A Grande Orquestra do Mundo presta uma homenagem aos atores brasileiros, mais especificamente, às atrizes desse nosso país, grandes mulheres que com seu trabalho e talento construíram a história do teatro nacional. Levaremos até você uma pequena biografia condensada de cada uma delas, intercalada por canções interpretadas também, em sua maioria, por personalidades femininas da nossa música. Através desses exemplos, esperamos prestar reverência a todos os atores de todas as épocas – anônimos e conhecidos, amadores e profissionais, dos grandes centros urbanos e dos mais longínquos rincões desse território, atores, enfim, que de uma forma ou de outra emprestam seus esforços para levar adiante essa arte efêmera, eternamente em crise, e, por isso mesmo, imperecível ao tempo.

O teatro é um território inapreensível, não conseguimos retê-lo ou acessá-lo por intermédio de algum dispositivo tecnológico. Ele foge às nossas pretensões de fazê-lo funcionar quando individualmente nos sentimos impelidos a vê-lo em andamento. Filmá-lo é matá-lo. Atores e espectadores assinam um pacto que se sustenta na presença coletiva de ambos para quem numa certa faixa temporal, restrita a algum domínio de espaço demarcado, aconteça isso que chamamos de teatro. Habilidosos fingidores que nos convencem de uma outra realidade, que por mostrar-se tão potente e assombrosa, nos acessa em um lugar profundo, talvez ancestral, traduzido no desejo de fazermos parte de uma aldeia, ou lembrando de que somos, antes de qualquer coisa, seres gregários e sonhadores. Depois de terminado o evento, fim. Não há rastros que levamos para casa conosco, exceto o da lembrança de um acontecimento.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.