Ouça o programa completo:
O quadro chama-se “O Jardim das Delícias Terrenas” do pintor holandês Hieronymus Bosch. Estamos diante de uma pintura monumental: um grande cosmo habitado por criaturas fantásticas e estranhas, cada uma delas protagonista de um espetáculo próprio. Há um contraste evidente entre o horizonte aberto, amplo e arejado... e o minúsculo dos pequenos afazeres das personagens. Planos narrativos são embaralhados em cenários variados. Em uma primeira leitura, esse circo em forma de mundo pode parecer misterioso e fora de foco. Com um pouco mais de atenção, Bosch nos seduz pelo assombro que provoca. Hieronymus Bosch é o regente de um universo caótico, belamente caótico!
A tela “O Jardim das Delícias Terrenas” foi interpretada de muitas maneiras. Diferente do senso comum, essa não é uma pintura sobre as liberalidades sexuais, ou então uma viagem psicodélica do período medieval. Não se trata de uma fantasia erótica de Bosch, tampouco um ataque herético à igreja. Não estamos diante de uma tela cujo autor é um membro de um obscuro culto em favor do amor livre. O Jardim das Delícias Terrenas é o cristianismo puro e simples. Uma reprodução às avessas – e por isso mesmo pedagógica – do Jardim do Éden. Uma pintura sobre o pecado.
Quem gosta de música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade para experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.
O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM às quintas-feiras no horário das 23h, com reprise aos sábados às 9 da manhã.
REDES SOCIAIS