Ouça o programa completo:
Turner nasceu no ano de 1775 e morreu em 1851. Neste período, o pintor britânico foi testemunha de uma grande transformação que mudaria para sempre os rumos da história: a revolução industrial. Uma nova era estava sendo criada, alimentada pela ciência e pela invenção tecnológica. A química, a eletricidade, as primeiras pesquisas que desembocariam no surgimento dos equipamentos de computação, novos motores, novas técnicas de engenharia, fábricas para todos os lados, os navios movidos à vapor..., tudo isso redimensionaria a arquitetura das cidades europeias, e, evidentemente, a maneira como os cidadãos se relacionavam com o mundo e com a sociedade.
Quase como um cronista de folhetim, Turner pintou a revolução industrial conforme ela acontecia diante dos olhos de seus contemporâneos... e, nesse processo, criou um novo tipo de arte. Um novo mundo estava sendo forjado e Turner, como nenhum outro artista, emprestou o seu talento para registrar o assombro daquilo que transcorria em tempo real. Os fenômenos da ciência começavam a produzir estalos de inspiração na mente do artista inglês..., faíscas que logo virariam combustão de cores em movimento nas telas do pintor.
Quem gosta de música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade para experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.
O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM às quintas-feiras no horário das 23h, com reprise aos sábados às 9 da manhã ou pelos Aplicativos Cultura Digital, e Cultura Play.
Apresentação: Chico Carvalho
REDES SOCIAIS