Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acervo
Acervo Banda Casa das máquinas

Ouça o programa completo:



O Hard Rock é o irmão mais velho do Heavy Metal. No final da década de 60, com o declínio da Jovem Guarda, as bandas de rock brasileiras seguiram uma tendência que já se alastrava pelo mundo, deixando de lado o ar pueril e psicodélico da década de 60, adicionando peso às guitarras, com uma música mais direta e investindo num visual extravagante vindos da contracultura jovem.

Das bandas que seguiam essa tendência, vale a pena destacar os paulistas da “Casa das Máquinas” que chegaram a ter o nome de “Os Novos Incríveis” quando foi fundada em 1973 (numa clara referência a famosa banda da Jovem Guarda) e foram contratados pela gravadora Som Livre, quando mudaram de nome, já em 1974.

O repertório do programa conta ainda com outras referências do estilo como o “Blindagem”, banda que contou com o poeta Paulo Leminski como letrista, “Golpe de Estado” do exímio guitarrista Hélcio Aguirra e as mais recentes “Carro Bomba”, “Baranga” e “Sioux 66” que tem em sua formação dois herdeiros do rock nacional: Bento Mello, filho de Branco Mello dos “Titãs” e Yohan Kisser, filho de Andreas Kisser do “Sepultura”. Por fim, uma bela releitura de “O tempo não para” (de Cazuza) pela banda “Noturnall” com as vozes de Thiago Bianchi e Ney Matogrosso.

Caixa Acústica – O som que vem da garagem

Roteiro e apresentação: Clemente Nascimento
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Fernanda Luna