Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Mauricio Machado
Foto: Mauricio Machado Os tropicalistas

Ouça o programa completo: 


A Tropicália surgiu entre 1967 e 68, a imprecisão da data se deve à falta de consenso entre os pesquisadores, já que alguns consideram que seu nascimento aconteceu dentro do circuito do Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record, em 1967. Outros consideram a edição de 1968 do mesmo festival como marco inicial com Gilberto Gil apresentando “Domingo no Parque”, acompanhado pelos Mutantes e com Caetano Veloso interpretando "Alegria, Alegria" ao lado dos argentinos Beat Boys. Bruno Ascari destaca ainda que “o tropicalismo ou movimento da Tropicália se expressou nas artes plásticas, cinema, teatro, mas principalmente na música. Muito inspirados pelo movimento antropofágico de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, lá na década de 1920, a ideia era digerir a cultura estrangeira, especialmente da Europa e Estados Unidos e regurgitá-la após a mesma ser mesclada com a cultura popular e a identidade nacionais”.
Na seleção musical, os principais nomes desse fenômeno musical: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Gal Costa (com a marcante guitarra de Lanny Gordin), Tom Zé e duas faixas do nem sempre lembrado disco de Rogério Duprat, o maestro da Tropicália.