Marcelo Nova, a língua mais afiada do rock
A história e as letras ácidas do vocalista da Camisa de Vênus
28/07/2024 20h00
Ouça o programa completo:
Nesta edição de Caixa Acústica, meu convidado é Marcelo Nova, cantor, compositor, fundador e vocalista de uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional: o Camisa de Vênus. Formada no início dos anos 1980, a banda criou hits que marcaram toda uma geração.
Inegavelmente, ele é a história viva do Rock’n’roll, além de ser o autor das letras mais autênticas e polêmicas de todos os tempos.
Na infância era muito tímido e concentrava todas as suas horas livres em ouvir música. Foi nessa época que teve o primeiro contato com o rock, quando pediu que seu pai lhe comprasse um disco de Little Richard. Ainda criança, decidiu formar sua primeira banda, após ouvir um disco dos Rolling Stones. Não a formou, mas passou tardes inteiras tocando guitarra com a raquete de tênis de seu pai ao som de "Satisfaction".
Iniciou sua carreira como radialista, numa emissora de Salvador. Lá, produzia e apresentava o programa “Rock Special”, onde imprimiu seu estilo polêmico e provocador.
A Camisa de Vênus surge já com espírito contestador, Marcelo Nova conta que seu desejo “era contradizer tudo o que a Bahia dizia de si própria, sobre ser mística e cheia de encantos, e falar sobre a fatia de Salvador que não interessava à mídia. E nós conseguimos dividir Salvador no meio".
Nova traz também um relato emocionante de sua amizade com Raul Seixas, único artista brasileiro que o influenciou. Em 1984, num show da Camisa de Vênus no Circo Voador, Raul e Marcelo se conhecem. A parceria rendeu o disco “A panela do diabo” de 1989, último registro sonoro do Maluco Beleza.
REDES SOCIAIS