Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Marc Ribes licenciada para Virgin Classics
Foto de Marc Ribes licenciada para Virgin Classics Nicholas Angelich

Nicholas Angelich nasceu em Cincinnati, no Estado norte-americano de Ohio, em 1970. Começou a estudar piano com a mãe, e aos 7 anos foi solista do famoso concerto para piano no. 21 de Mozart. Aos 13, ingressou no Conservatório de Paris, onde estudou com pianistas notáveis como Aldo Ciccolini, Yvonne Loriod e Michel Beroff. Aos 24 anos, foi primeiro prêmio no Concurso Gina Bachauer. Vem desenvolvendo uma carreira muito consistente.

Suas gravações fogem um pouco do habitual. Por exemplo, gravou em 2018 os concertos 4 e 5 de Beethoven com a Insula Orchestra regida pela excelente regente francesa Laurence Equilbey, muito conhecida por seu trabalho com o grupo coral Accentus; ou mesmo por registros excepcionais da obra para piano solo, camerística e concertante de Brahms ao longo da segunda década deste século de Brahms, que foi reunida numa caixa de 10 CDs onde atua ao lado da Orquestra da Rádio dfe Frankfurt, comandada por Paavo Järvi.

Seu mais recente álbum, lançado em janeiro deste ano, é dedicado a obras-chaves do russo Sergei Prokofiev, como a sonata no. 8, composta em 1944, nos estertores da Segunda Guerra Mundial; as encantadoras “Visões Fugitivas”, seu opus 22, escritas entre 1915 e 1917, até as vésperas da Revolução Russa de 1917; e outro mimo pianístico, as dez peças em versão para piano solo da música para o balé “Romeu e Julieta”, composta em 1937, quando Prokofiev já havia retornado à União Soviética.

Aos 50 anos, ele saboreia a maturidade. Se o comparamos com Daniil Trifonov, duas décadas mais jovem, constatamos que este último é mais extremo em suas escolhas – de andamentos, no uso de dinâmicas ampliadas, num toque mais virtuosístico, enfim. O que impressiona em Angelich é seu domínio do instrumento sem resvalar no puro exibicionismo. Afinal, como todo músico não deveria esquecer-se, ele está a serviço da música que interpreta – e não o contrário, como frequentemente se vê e ouve por aí.

Durante esta semana, os ouvintes da Cultura FM podem saborear quantas vezes quiserem este esplêndido álbum, lançado pela Warner em janeiro de 2021.



A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.