Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Moye Chen

O pianista chinês Moye Chen nasceu em Beijing, Estudou no Conservatório de Xangai e também no Conservatório de Oberlin, nos Estados Unidos. Tem participado de vários concursos internacionais, entre eles o de Sidney, na Austrália, em 2016, onde foi premiado e convidado a gravar seu primeiro álbum, para a Universal australiana.

Assim nasceu “Four Worlds”, em que Chen toca peças relacionadas a três pianistas que, como ele, por rotas diversas, fizeram o itinerário que os levou ao “Novo Mundo”. Nomes ilustres como Sergei Rachmaninov (1873-1943) e Vladimir Horowitz (1903-1989), dois russos que conquistaram fama nos Estados Unidos; e também o australiano Percy Grainger, que nasceu em 1882 em Melbourne e morreu em 1961 em Nova York, depois de ter viajado muito, incluindo um longa parada na Inglaterra,

Das dezesseis faixas, treze são de bombons pianísticos divertidos, saborosos, e muito bem tocados. As três últimas são ocupadas pela robusta Sonata no. 2 em si bemol menor, opus 36, de Rachmaninov. E Chen também se dá bem com esta obra mais exigente.

As peças curtas de Rachmaninov incluem uma polca, dois morceaux de fantasie opus 3, de sua juventude, uma humoresque e um arranjo do minueto de L’Arlésienne de Bizet.

Grainger foi uma versão australiana de Louis Moreau Gottschalk, andarilho que rodou o mundo do século 19 fazendo paráfrases dos hinos nacionais de cada país pelos quais passava, incluindo o Brasil. Grainger foi amigo de Grieg, fez arranjos para muitas canções folclóricas inglesas, escocesas e irlandesas. E, claro, uma vez nos Estados Unidos, também fez sua transcrição de Gershwin (“Love walked in”) e outros clássicos da canção norte-americana.

Horowitz, o gigante do piano romântico, deixou seu país em 1925, passou três anos pela Europa e desde 1928 fixou-se em Nova York. Ele assina um tonitroante arranjo de “Star and stripes forever” de Sousa, uma valsinha e uma Dança Excêntrica.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.