Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Anat Cohen e Marcello Gonçalves

A clarinetista israelense Anat Cohen e o violonista 7 cordas brasileiro Marcello Gonçalves acabam de lançar o álbum “Reconvexo”, um daqueles momentos que já chegam se estabelecendo como clássicos da música, em sentido absoluto.

O CD desta semana foi gravado durante a pandemia, em 2020, no Rio de Janeiro. Não por acaso, já que “Reconvexo” destila em suas nove faixas o desejo de “cantar” o Brasil, mas não no sentido ufanista. Anat e Marcello optam por um passeio por sete canções que são obras-primas do nosso cancioneiro, como se dizia antigamente. Gemas como a faixa-título, de Caetano Veloso, que também assina, ao lado de Milton “Paula e Bebeto”; ou então a alma gêmea de Caetano, Gilberto Gil, com apenas uma música. Mas que canção: “Andar com Fé”. Ela possui uma letra irresistível, a ponto de os dois instrumentistas soltarem suas vozes no finalzinho. Num momento desses que vivemos, adequadíssimas: “Andá com fé eu vou/que a fé não costuma faiá”.

Clarinetista e saxofonista, Anat Cohen, nascida em Telavive 45 anos atrás, conquista o primeiro lugar nas enquetes dos críticos e do público da revista “Donwbeat” desde 2011. Ó que significa um imenso prestígio no domínio do jazz. Mas Anat ama de paixão também a música brasileira. Tanto que é fácil notar, em todos os seus projetos artísticos, uma bem-vinda mistura de jazz, ritmos africanos, e o samba e o choro brasileiros. Ela morou no Rio de Janeiro por um bom tempo – e jamais deixa de voltar à cidade.

Marcello Gonçalves, a caminho dos 50 anos que completa em julho do ano que vem, é um especialista do violão 7 Cordas. Estudou com Maurício Carrilho, Marco Pereira e Dino 7 Cordas. Ele já gravou com Anat o álbum “Outra Coisa – a música de Moacir Santos”, indicado ao Grammy.

Esta é, portanto, uma parceria amadurecida, em que ambos se entendem de modo pleno. Além das sete faixas brasileiras, interpretam um Stevie Wonder e “El Diablo Suelto”, uma preciosidade de 1888, composta pelo venezuelano Heraclio Hernández.

O resultado é encantador. Pelo repertório, que está no nosso inconsciente. E pela qualidade das performances.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.