Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Roger Norrington

No reino dos maestros, reza a lenda que eles são como uísque, lembrou recentemente o octogenário Riccardo Muti: quanto mais velho, melhor. É fato que nos acostumamos a ouvi-los com imenso respeito quando ultrapassam as oito décadas de vida.

Faz sentido. A regência é uma arte tão complexa que só depois de décadas no pódio o regente amadurece plenamente. Um deles, o inglês Roger Norrington, de 87 anos, sobe ao pódio esta semana, mais precisamente na quinta, dia 18, para seu concerto de despedida. Campeão da prática da música historicamente informada, não costuma admitir os românticos vibratos nas cordas, um comportamento que é quase um cacoete de todo músico, para transmitir maior intensidade na interpretação. Também não hesita em dobrar os sopros nas sinfonias clássicas para melhor contrabalançar as muitas cordas da orquestra moderna.

Norrington foi um pioneiro na música antiga e barroca, mas também desbravou o repertório clássico com muita polêmica e música de alta qualidade. Entre 1987 e 1990 gravou, com os seus London Classical Players, as nove sinfonias de Beethoven em instrumentos de época e um inesperado balanço entre os instrumentos, reduzidos em quantidade e também em disposição no estúdio. Em 2011 a Erato lançou um pacote com as sinfonias, aberturas e os cinco concertos com Melvyn Tan num pianoforte, claro.

E Beethoven é o compositor de seu álbum mais recente, o CD desta semana na Cultura FM. “Beethoven Trilogy: Childhood” é um álbum interessantíssimo do pianista chinês See Siang Wong, 42 anos, radicado na Suíça. Ele toca várias peças para piano, como as três sonatinas Wo0 47 – Wo0 quer dizer que não possuem número de opus, não integram o catálogo oficial de obras publicadas do compositor. E o concerto Wo0 4, que Beethoven compôs aos 14 anos, em Bonn, quando era aluno de Christian Gottlob Neefe. Neefe foi o primeiro professor de Beethoven. O concerto para piano é sua primeira incursão no domínio da música sinfônica. Mas o piano aqui reina absoluto, a orquestra limita-se a um discretíssimo acompanhamento.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.