Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Gregor Hohenberg / Sony Classical
Gregor Hohenberg / Sony Classical Jonas Kaufmann

Confesso que não vou esquecer nunca a primeira apresentação no Brasil do tenor alemão Jonas Kaufmann. Ele estava com 48 anos (hoje está com 52). Ele escolheu um buquê de canções em alemão, francês e italiano. Noite memorável para quem esteve na Sala São Paulo.

É no universo da canção que o artista mais se expõe. As decantadas qualidades do tenor mais celebrado no mundo desfilaram num repertório refinado e encantador. Os pianíssimos indizíveis em “O Jovem e a Fonte”, de Schubert. As longas frases delicadamente tecidas em “Convite à Viagem”, de Duparc. O virtuosismo da escrita vocal de Richard Strauss em “Pra que, menina”. Ou as inflexões divertidas em “A Truta”, em que Schubert faz o piano ondular como o movimento das águas no rio e ainda representar o peixe irrequieto.

E as cores de sua voz? Do brilhante timbre no agudo aos graves explorando as regiões mais sombrias, Kaufmann exibiu todas as magníficas qualidades que o transformaram no tenor da hora.

Pois ele acaba de lançar um álbum intitulado “It’s Christmas”, naturalmente com todas aquelas canções de Natal que estão na minha, na sua, na cabeça de todo mundo no planeta. “Adeste Fidelis”, “In dulci Jubilo” e “Noite Feliz”. Acompanhado pela Orquestra do Mozarteum de Salzburgo, regida por Jochen Rieder, Kaufmann percorre o repertório encantado do Natal.

Os álbuns natalinos estão para a Europa e Estados Unidos como antigamente, no Brasil, os discos que eram lançados no Carnaval. Ou seja, são momentos nos quais as estrelas vocais da hora se mostram nestas canções que nos embalam desde crianças.

Este é o CD desta semana na Cultura FM.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.