Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet John Williams

Ouça o álbum completo:


O mundo vem celebrando desde o dia 8 de fevereiro de 2022 os 90 anos de John Williams, o mago das trilhas sonoras de Hollywood, responsável pela música memorável de blockbusters como E.T., Jurassic Park e A Lista de Schindler, Tubarão e a antológica série Star Wars.

Ele aproveitou a rara efeméride para trombetear algo e bom som que está se dedicando agora à música de concerto. Uma faceta que, na verdade, ele sempre cultivou, desde sua primeira sinfonia, de 1965, e seu primeiro concerto, para flauta, de 1969.

Depois de reger as duas orquestras mais ilustres do continente europeu – as filarmônicas de Berlim e de Viena – em noitadas transformadas em álbuns da Deutsche Grammophon, Williams encontrou uma alma gêmea na violinista Anne-Sophie Mutter, que lhe foi apresentada por um amigo antigo, o pianista e maestro André Previn, com quem Mutter era casada.

Williams completou a experiência de comandas as orquestras mais célebres do planeta no dia de seu nonagésimo aniversário, 8 de fevereiro de 2022, quando subiu ao pódio para reger a Orquestra Sinfônica de Boston na estreia mundial de seu segundo “Concerto para Violino e Orquestra”, dedicado a Anne-Sophie Mutter, solista daquena noite dourada.

O álbum, que também contém três sequências de trilhas famosas que levam sua assinatura: o Império Contra-ataca, Indiana Jones e “The Long Goodbye”. Este é o CD desta semana na Cultura FM. Aos que o conhecem apenas por seu trabalho no cinema, o concerto reserva algumas excelentes surpresas: já no primeiro movimento, “Prólogo”, nossos ouvidos são arrebatados pela leva rapsódica, quase cigana. “Rounds”, segundo movimento, teria encantado Debussy com suas sonoridades refinadas, cheias de meias-tintas. Em “Dactyls” percebe-se um sabor jazzístico, e aqui destaca-se a curta cadência do violino solista, terçando lanças com harpa e tímpanos. Violino e harpa continuam “conversando” no “Epílogo”, movimento final.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.