O México iniciou o envio de dez militares para a fronteira com os Estados Unidos nesta terça-feira (4), com o objetivo de conter o tráfico de drogas, especialmente de fentanil, para o país vizinho.
Durante sua entrevista coletiva matinal, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, confirmou a informação. “Os militares já começaram a ser enviados. O plano foi elaborado pelo general-secretário [ministro da Defesa] e sua equipe”, declarou.
Leia mais: Policial civil é morto após atirar na namorada e em colegas dentro de delegacia no RJ
A iniciativa faz parte de um acordo com o presidente americano, Donald Trump, para evitar a imposição de tarifas alfandegárias de 25% sobre produtos mexicanos. A medida foi anunciada um dia após ele concordar em adiar, por um mês, a aplicação das tarifas.
No domingo (3), Trump se manifestou por meio da rede Truth Social para informar sobre o acordo com a presidente mexicana. Ele afirmou que, além do combate ao tráfico de drogas, os soldados também serão designados para conter o fluxo de migrantes ilegais.
Leia mais: China retalia Donald Trump e anuncia tarifas em importações de produtos dos Estados Unidos
“Esses soldados serão especificamente designados para impedir o fluxo de fentanil e de migrantes ilegais para o nosso país. Concordamos ainda em pausar imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês”, escreveu.
REDES SOCIAIS