Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Bohuslav Martinu

Ouça o álbum completo:


Os frequentadores de concertos deveriam normalmente ser curiosos em relação à música. Coloquei no condicional porque a vida musical, por obra dos programadores de concertos, acaba focando sempre nas mesmas três ou quatro dezenas de obras-primas do grande cânone europeu

Arejar os ouvidos com música nova, desconhecida, é o meio mais fácil de enriquecer a escuta, tornar-se receptivo para novas criações musicais.

É o que propõe o CD desta semana na Cultura FM. A Orquestra Filarmônica da Breslávia, cidade polonesa de 650 mil habitantes, está lançando nas plataformas de streaming um álbum curto, com cerca de 40 minutos de música, mas interessantíssimo. Traz duas obras pouco tocadas nas salas de concerto: o “Concerto para Flauta, Violino e Orquestra em Sol Maior”, do compositor checo Bohuslav Martinu; e “A Musa e o Poeta”, obra em movimento único de Camille Saint-Saëns que é, na verdade, um concerto para violino, violoncelo e orquestra compacto.

Quero chamar a atenção de vocês para o concerto de Martinu, com o qual Villa-Lobos mantém algumas coincidências. Ambos são contemporâneos praticamente exatos. O checo nasceu em 1890, Villa em 1887; ambos se conheceram e moraram em Paris ao mesmo tempo: Villa menos tempo, entre 1923-26 e depois um curto retorno, ainda nos anos 20. Já Martinu chegou a Paris no início de 1924 e lá permaneceu até 1941, quando se refugiou nos Estados Unidos fugindo da guerra. Como nosso Villa, Martinu também gostava das artes populares, do futebol, do jazz. Finalmente, ambos morreram no mesmo ano, 1959. Sua música é um caleidoscópio, como a do Villa.

O concerto para flauta e violino foi composto e estreado em Paris em 1936. Em três movimentos, agrada aos ouvidos desde a primeira audição. O mesmo acontece com “A Musa e o Poeta”, onde Saint-Saëns opera o milagre de construir um concerto compacto com três movimentos embutidos em apenas 12 minutos. Completa o álbum o que parece ser um extra do concerto, de 5inutos, o “Trio con brio” para flauta, violino e violoncelo, assinado por Henryk Krzeszowiec, de 48 anos.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.