Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Bruno Procopio

Ouça o álbum completo:


Bruno Procópio estudou cravo com Marcelo Fagerlande no Rio de Janeiro e em seguida, em 1993, quando estava com 17 anos, começou a estudar no Conservatório de Paris com Pierre Hantai e Christophe Rousset. Como este último, Procópio, hoje com 46 anos, construiu uma carreira dupla, de cravista e regente. Dupla não, tripla, porque também fundou uma gravadora na captail francesa, a Paraty, que é distribuída pela Harmonia Mundi. Um selo que é mais do que um canal para viabilização de seus projetos musicais. A Paraty tem em seu catálogo uma grande diversidade de gravações, da música antiga, especialidade de Procópio, mas também música romântica, clássica, contemporânea – com aberturas para outros gêneros.. Além disso, é um dos idealizadores do website ClassiqueNews.

Pessoalmente, hoje toca uma carreira internacional plenamente consolidada. Toca e rege regularmente na Europa, Trabalha em estreita colaboração com o Centro de Música Barroca de Versailles. Seu álbum “Rameau in Caracas”, de 2014, traz o brasileiro à frente da Orquestra Simon Bolivar, da Venezuela, concebido em tributo ao compositor francês do século 18 nos 250 anos de sua morte.

Pois agora, em 2022, Procópio retorna a Rameau, um dos seus compositores preferidos, para um ótimo álbum intitulado “Guerra e Paz”, um tema sem dúvida atualíssimo nestes tempos de guerra Rússia-Ucrânia.

Este é o CD desta semana na Cultura FM. Nele Procópio rege a Orquestra Jovem Rameau, que fundou em outubro do ano passado em Paris.O projeto contou com contribuição da musicóloga Sylvie Buisson para construir um vasto afresco orquestral. A orquestra de mais de 50 músicos proporciona o balanço adequado para obras como “Dardanus”, “Castor and Pollux” e “Sybarites”


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.