Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Claudio Cruz, Gabriel Marin e Alceu Reis

Ouça o álbum completo:


O Divertimento, como a palavra italiana indica, é uma obra instrumental leve, agradável, mesmo quando sua construção é mais elaborada, que teve seu apogeu no século 18. O teórico Heinrich Christoph Koch, que viveu na segunda metade do século 18 – justamente o período em que os divertimentos alcançaram um momento único, no qual compositores de gênio como Haydn e Mozart usaram todo o seu talento para criar música que apenas pretende, como prescrevia um tratado da época, ser “quadros sonoros que ambicionam mais o deleite dos ouvidos do que a expressão de uma emoção bem definida em todas as suas nuances”. Koch indicava, também, que os movimentos de um divertimento “não são polifônicos nem tão intensivamente trabalhados como as verdadeiras sonatas”

Pois divertimento era ainda uma palavra-baú, onde cabia de quase tudo, de cassazione a noturno, de serenata à tafelmusik, ou música de mesa. Em comum, todos têm vários movimentos, em geral de 3 a 7.

Como é música que em geral não oferece grandes obstáculos técnicos, acaba sendo tocada com certo desleixo por músicos mais talentosos, e de forma escolar por aprendizes.

O melhor dos mundos acontece quando músicos de excelência jogam-se inteiros na execução desta música que, quando é assinada por Mozart, está longe de ser circunstancial. É magnífica. É este o diferencial deste delicioso álbum que reúne três dos nossos melhores instrumentistas de cordas: o dublê de maestro e violinista Claudio Cruz, Gabriel Marin à viola e Alceu Reis ao violoncelo.

Eles acabam de lançar o álbum “Cinco Divertimentos J. Anh. 229/139b”, de Wolfgang Amadeus Mozart, originalmente compostos para o “corno di bassetto”, uma versão antiga do clarinete baixo, aqui arranjados para trio de cordas. Cada divertimento possui cinco movimentos. Vinte e cinco movimentos curtíssimos, alguns de pouco mais de 1 minuto, que atendem por allegros, allegrettos, rondós, minuetos, adagios, larghettos, até uma polonaise e uma romança.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.