Ouça o álbum completo:
Aos 32 anos, o violonista ucraniano Marko Topchii, nascido em Kiev, foi premiado em mais de 50 concursos internacionais. Em 26 deles, foi primeiro lugar. Tocou recentemente, em setembro do ano passado, em São Paulo, no Teatro B32, dentro da temporada internacional de violão da Sociedade de Cultura Artística.
Em outubro de 2022 lançou seu quarto álbum, intitulado “Carnival”. Um carnaval diferente daquele que estamos vivendo nos trópicos estes dias. Mas não menos interessante.
Ele toca, previsivelmente, as “Variações sobre o Carnaval de Veneza” de Niccolò Paganini, de Francisco Tárrega, que assina também a célebre “Recuerdos de Alhambra”. E, do compositor espanhol Vicente Acensio, nascido em Valencia em 1908, morto em 1979, mais conhecido por sua obra para violão, o “Tango de la mujer infiel”.
A obra mais ambiciosa do álbum foi composta por Richard Rodney Bennett, nascido em 1936 na Grâ-Bretanha e morto em Manhattan, onde viveu suas duas últimas décadas de vida, até a morte em 2012. Bennett compôs para o cinema, TV e militou no universo jazzístico. Mas seus cinco “impromptus”, improvisos, destacam-se no álbum. De curta duração, compõem juntos um caleidoscópio de sua escrita para o instrumento. O espanhol Joaquín Rodrigo assina a encorpada “Invocación y Danza”.
Completam o álbum duas obras de dois grandes violonistas-compositores: a “Gran Sarabanda” do cubano Leo Brouwer; e “Imbricatta" do brasileiro Sérgio Assad.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS