Ouça o álbum completo:
Onze meses atrás, em dezembro de 2023, o álbum “Alessandro Scarlatti baroque influencer” do sopranista Bruno de Sá foi CD da Semana, aqui na Cultura FM. E agora ele volta a ocupar este espaço com outro lançamento espetacular, “Mille Affetti”, ao lado da Orquestra Barroca da Breslávia, regida por Jaroslaw Thiel.
O sopranista brasileiro nascido em Santo André completará 34 anos no próximo dia 29 e desenvolve uma maravilhosa carreira internacional. Vale a pena relembrar que ele se autodenomina sopranista em vez de contratenor. Em entrevistas, sempre clareia as coisas. Numa delas, disse o seguinte: “Não sou alienígena, mas tenho uma voz de mulher num corpo masculino”. Há razões biológicas para isso. Ele tem laringe menor do que a média dos homens. Suas cordas vocais têm elasticidade incomum. E completa: “Minha mudança de voz, além de tardia – aconteceu com 15, 16 anos -–, foi muito sutil. O que aconteceu foi que o acesso ao registro agudo passou a requerer mais músculo. Os graves que você hoje escuta em minha voz são fruto de trabalho técnico”.
Voltemos ao álbum desta semana, “Mille Affetti”. Bruno propõe uma viagem pela música vocal de Mozart e seus contemporâneos, nas décadas finais do século 18 e primeiras do século 19. Ou seja, repertório clássico. Com direito a seis primeiras gravações mundiais de árias de Luigi Cherubini, Luigi Caruso, Felice Alessandrini, Franz Seydelmann, Johann Friedrich Reichardt e Niccolò Antonio Zingarelli.
Nas entrevistas recentes sobre “Mille Affetti”, Bruno disse que é hora de “explorar diferentes possibilidades musicais e também um período que realmente fala comigo – emocionalmente, musicalmente e tecnicamente. Há algumas coisas muito virtuosas aqui, mas nunca lutei com elas porque é uma alegria cantá-las”.
São poucos os compositores conhecidos como Cimarosa, Mozart e Cherubini; a maioria é raramente gravada, casos do checo Josef Myslivecek, Felice Alessandri, Nicola Antonio Zingarelli, e dos alemães Johann Friedrich Reichardt e Franz Seydelmann.
Entre as obras vocais, intercalam-se peças instrumentais, como uma fuga para órgão catálogo Koechel 154 de Mozart. Mozart, aliás, é um dos destaques do álbum, com uma fulgurante leitura de Bruno e da Orquestra Barroca da Breslávia do enxuto moteto “Exultate Jubilate” K. 165, composto e estreado em Milão em 1773, e da ária.
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