Ouça o álbum completo:
O conjunto das sonatas para violino de Mozart conta a história da emancipação deste instrumento em relação aos instrumentos de teclado (primeiro o cravo, em seguida o pianoforte). A feliz expressão do musicólogo francês Antoine Mignon indica também a magnitude do projeto de gravação da integral destas 40 sonatas para violino e piano de Mozart. Cláudio Cruz e Olga Kopilova, que conviveram e fizeram muita música juntos – ela pianista da Osesp, ele spalla –, demonstram uma interação realmente especial em suas performances. Afinal, música de câmara exige convivência dos intérpretes ao longo do tempo.
O projeto iniciado em 2021, durante a pandemia, chega agora ao terceiro volume, com quatro sonatas da plena maturidade do compositor. São suas derradeiras composições para este gênero. As três primeiras, compostas entre abril de 1784 e agosto de 1787, constituem obras-primas, clímax do itinerário do compositor. A derradeira, catálogo Koechel 547, foi escrita em 1788 com propósitos modestos. Mozart chamou-a de “pequena sonata para piano para os principiantes, com um violino”. Em algumas publicações, ela aparece como “sonatina”. Uma atmosfera mais aparentada às sonatas da meninice/juventude, que Cláudio e Olga gravarão no proximo álbum desta integral.
REDES SOCIAIS