Ouça o álbum completo:
Quando topo com um álbum de voz e piano extraordinário sempre me lembro de uma frase de Leonard Bernstein. Vou citá-la pela enésima vez porque vale muito a pena. Cabe perfeitamente no CD desta semana na Cultura FM: “Os Beatles são os Schuberts do nosso tempo”.
Não só Paul, George e Lennon, mas também Gershwin, Ellington, Tom Jobim, Milton, e por aí vai uma lista felizmente longa de compositores que fizeram de suas criações gemas tão atemporais quanto “Erlkönig”, de Schubert, ou “Widmung”, de Schumann.
Todos eles, porém, necessitam de intérpretes igualmente extraordinários, capazes de transportar para nossos ouvidos toda a riqueza e qualidade de invenção dos citados compositores.
Há momentos – raríssimos – em que composição e interpretações mostram-se capazes de tamanha proeza.
Pois tudo isso acontece no CD desta semana. Intitula-se “Elemental”. Junta a cantora de jazz Dee Dee Bridgewater, 75 anos, nascida em Memphis, Tennessee, e o pianista Bill Charlap, 58 anos, nova-iorquino. Numa palavra, é um daqueles encontros perfeitos que permanecerão atemporalmente irretocáveis, com o poder de soar atualíssimos em sentido absoluto.
Exagero? Talvez. Relevem o entusiasmo. Só quero compartilhar com vocês este momento musical que se desdobra em nove interpretações tão excepcionais quanto as próprias canções. Numa entrevista, Dee Dee diz que eles de fato improvisaram no momento da gravação, não prepararam arranjos, foi tudo espontâneo, no chamado calor da hora.
REDES SOCIAIS