Ouça o álbum completo:
O CD desta semana na Cultura FM é muito especial. Intitula-se “Sotaque”, recém-lançado pelo selo Juá, e nele um quarteto especialíssimo interpreta obras de compositores brasileiros como Clarice Assad, André Mehmari, Débora Gurgel, Léa Freire, Silvia Goes, Hércules Gomes e Antonio Nóbrega, criadores transversais que tecem essencialmente a natureza mestiça, miscigenada, inclusiva, das músicas brasileiras.
E com um detalhe: eles as reinventam a partir de instrumentos de percussão. Estou falando do Grupo Martelo, um quarteto de percussionistas entre os melhores que o país possui, espalhados pelas orquestras mais representativas da vida musical brasileira.
Aliás, Danilo Valle (Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo), Leonardo Gorosito (Orquestra Sinfônica do Paraná), Rafael Alberto (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Rubén Zúñiga (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) autodefinem-se, no texto de divulgação, como “um grupo que transita entre a música de concerto e a popular, criando uma linguagem própria com base na diversidade de seus integrantes e nas sonoridades do Brasil”.
É seu primeiro álbum, eles já buscam – e conseguem – “consolidar-se como referência nacional e internacional, ampliando os horizontes da música de câmara e inspirando novas gerações”.
REDES SOCIAIS