Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Brahms e Beethoven

Ouça o Programa Completo:   


O tema deste programa partiu de uma memória pessoal de Baldini, ele conta que “em um ensaio a alguns anos atrás, com o extraordinário maestro francês Louis Langrée, ele insistia na diferença entre música dramática e música trágica. O drama está acontecendo, e há uma esperança, enquanto a tragédia é algo estático, um túmulo do drama que se consumiu e do qual não se volta atrás. Achei muito pertinente essa observação. A obra que estávamos ensaiando era a Abertura trágica de Brahms”.

A Abertura trágica Op.81 de Johannes Brahms é como uma caminhada num cenário desolador, marcado por seus acordes tensos, já desde o início. Na segunda parte do programa, o drama com a Abertura Coriolano Op.62 de Ludwig van Beethoven, inspirada na peça teatral de H. J. Von Collin em que o general romano Coriolano convive com o desejo de vingança contra o império que o exilou.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.